Celebração de Pessach ou Páscoa
FESTA DE PESSACH OU
PÁSCOA
· O que é Pessach
· Como devemos celebrá-la
O que é Pessach
Pessach é uma festa estabelecida
pelo Eterno D’us de Avraham, Ytzhak, Yaakov (Abraão, Isaque e Jacó). Pessach
significa passagem , passar sobre (heb.pasach). Adonai passaria executando juízo contra todos os deuses do Egito. Ela é
comemorada no décimo quarto dia do mês de Nissan ou Aviv,
“No primeiro mês, no décimo quarto dia do mês, entre o pôr do sol e as trevas completas, é Pessach para Adonai. Vayikra (Levítico 23:5)”. O povo de Yisra’el foi escravo por cerca de 400 anos no Egito, porém Adonai ouve o clamor do seu povo e levanta um libertador para tirar e guiar este povo até a terra prometida. “Adonai disse: Vi como meu povo é oprimido no Egito e ouvi seu clamor por libertação de seus capatazes, pois lhes conheço a dor. Desci para salvá-los dos egípcios e tirá-los desse país e leva-los a uma terra boa e ampla, uma terra onde sobejam leite e mel...” Sh’mot(Êxodo 3:7-8a).
Pessach dá-se inicio na saída do Egito, está escrito na Torah no livro de Sh’mot (Êxodo) Cap.12: 1-20. O Eterno dá a ordem para que se pegue um carneiro ou cordeiro para a família, um por casa, exceto se a casa fosse pequena essa família poderia dividi-lo com seu vizinho de acordo o número de pessoas que o comeriam, o animal deveria ser macho de 1 ano e sem defeito.
O Seu sangue deveria ser aspergido nos umbrais das portas o que serviria de sinal para livra-los da morte. Deveriam comê-lo assado, com Matzah ( pães ázimos) e Maror (ervas amargas) "E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo..."(Êxodo 12:8-9).
Este décimo quarto dia de Nissan deveria ser lembrado e celebrado de geração a geração, onde quer que vivessem. “Este é um dia para vocês se lembrarem e o celebrarem como uma festa a Adonai; de geração em geração, devem celebrá-lo como um regulamento perpétuo.”Sh’mot (Êxodo 12:14), também deveriam comer Matzah durante sete dias, e no primeiro dia todo o fermento deve ser retirado de suas casas. “Nesses sete dias, não se deve encontrar nenhum fermento em suas casas. Quem comer (qualquer) alimento com hametz (fermento) deve ser eliminado da comunidade de Yisra’el - não importa se a pessoa for estrangeiro ou natural da terra. Não comam nada que contenha hametz (fermento). Onde quer que vivam, comam Matzah (pães ázimos).” Sh’mot (Êxodo 19-20).
“No primeiro mês, no décimo quarto dia do mês, entre o pôr do sol e as trevas completas, é Pessach para Adonai. Vayikra (Levítico 23:5)”. O povo de Yisra’el foi escravo por cerca de 400 anos no Egito, porém Adonai ouve o clamor do seu povo e levanta um libertador para tirar e guiar este povo até a terra prometida. “Adonai disse: Vi como meu povo é oprimido no Egito e ouvi seu clamor por libertação de seus capatazes, pois lhes conheço a dor. Desci para salvá-los dos egípcios e tirá-los desse país e leva-los a uma terra boa e ampla, uma terra onde sobejam leite e mel...” Sh’mot(Êxodo 3:7-8a).
Pessach dá-se inicio na saída do Egito, está escrito na Torah no livro de Sh’mot (Êxodo) Cap.12: 1-20. O Eterno dá a ordem para que se pegue um carneiro ou cordeiro para a família, um por casa, exceto se a casa fosse pequena essa família poderia dividi-lo com seu vizinho de acordo o número de pessoas que o comeriam, o animal deveria ser macho de 1 ano e sem defeito.
O Seu sangue deveria ser aspergido nos umbrais das portas o que serviria de sinal para livra-los da morte. Deveriam comê-lo assado, com Matzah ( pães ázimos) e Maror (ervas amargas) "E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo..."(Êxodo 12:8-9).
Este décimo quarto dia de Nissan deveria ser lembrado e celebrado de geração a geração, onde quer que vivessem. “Este é um dia para vocês se lembrarem e o celebrarem como uma festa a Adonai; de geração em geração, devem celebrá-lo como um regulamento perpétuo.”Sh’mot (Êxodo 12:14), também deveriam comer Matzah durante sete dias, e no primeiro dia todo o fermento deve ser retirado de suas casas. “Nesses sete dias, não se deve encontrar nenhum fermento em suas casas. Quem comer (qualquer) alimento com hametz (fermento) deve ser eliminado da comunidade de Yisra’el - não importa se a pessoa for estrangeiro ou natural da terra. Não comam nada que contenha hametz (fermento). Onde quer que vivam, comam Matzah (pães ázimos).” Sh’mot (Êxodo 19-20).
Resumo de Pessach
1.É uma festa estabelecida pelo Eterno Vayikra (Levítico 23:1-4)
2.É comemorada no décimo quarto dia do primeiro mês Nissan ou “Aviv” (no calendário lunar)
3.Comemora-se a libertação do povo hebreu da
escravidão no Egito através de Mosheh (Moisés)
Como devemos celebrar Pessach
Umas das coisas mais
importante da festa de Pessach é a retirada do hametz(fermento) dos nossos
lares, conforme escrito no livro de Sh’mot (Êxodo) 12:15, devemos então fazer
uma busca a todo tipo de produtos que contenham hametz (fermento)e retirá-lo,
podemos doá-los, e também podemos evitar comprar produtos que contenham hametz (fermento) quando estiver se aproximando Pessach. De acordo com a Lei judaica, cinco cereais podem tornar-se hametz:
trigo, centeio, cevada, aveia e espelta (trigo vermelho).
O que precisamos para realizar o Sêder
O que precisamos para realizar o Sêder
Devemos providenciar
para o Sêder de Pessach:
- Uma Hagadá (livro que contém a narrativa do cerimonial de pessach)
- As velas para o acendimento no início do Sêder
- Máim - vasilha com água (para a lavagem das mãos)
- Quatro cálices para cada participante ou copos de vidro
- Uma Keará (prato redondo) para os elementos da celebração, caso não tenha pode-se usar uma bandeja com pequenas taças, ou até mesmo um prato redondo onde você possa colocar os elementos do Sêder.
O que vai na keará
(prato do sêder) : Beitssá (ovo
cozido), Karpás (salsão), Zerôa (osso de cordeiro), Charôsset (pasta doce de maçã ou
nozes), Chazêret (raíz forte, ou
gengibre), Marôr (Almeirão ou
escarola), um copo com água salgada.
Acendimento das velas – o que deve ser
feito por uma mulher e recita-se uma brachá ou berakhá(benção).
“Baruch Atá Adonai
Eloheinu Mélech Há’olam Ashêr Kidshanu Bidevaro Uvishmô Anáchnu Madlikim
Hanerôt Shel Iom Tôv".
“Bendito sejas Tu,
Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que nos separou por tua palavra, e em cujo
nome acendemos as luzes deste dia especial.
Kadesh (o copo da santificação)
levanta-se o primeiro cálice de vinho e recita-se a brachá (benção)
“Baruch Atá Adonai
Eloheinu Mélech Há’olam Borê Pri Hagáfen".
“Bendito sejas Tu, ó
Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que cria o fruto da vide.
Urchátz – Lavagem das mãos
*Karpás (salsão) – ergue-se a karpás e
copo com a água salgada e recita-se uma brachá (benção)
“Baruch Atá Adonai
Eloheinu Melech Há’olam Borê Pri Há’adamá".
“Bendito sejas Tu,
Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que cria o fruto da terra".
Come-se então a
Karpás (salsão) mergulhado na água salgada em memória as lágrimas de sofrimento
do povo hebreu durante o tempo de escravidão.
*Yachátz -A quebra do Matzá
dos três Matzá colocado a mesa, retira-se o do
meio e quebra-se ao meio, volta-se uma parte para o meio , e a outra metade
enrola-se num pano e esconde-se em algum lugar da casa para que no final alguma
criança da casa a procure e a encontre para ser comido pelos participantes do
seder. A essa metade que é escondida chamamos de afikoman que
significa, oculto .
*Magid - lembra-se a história do Exôdo ,
juntamente com a ordenança de celebração de Pessach, e uma criança faz quatro
perguntas :
1ªMá nishtaná haláila hazê mikôl haleilôt ?
Shêbechol haleilôt anu achlin chamêtz umatzá, Haláila hazê kulô matzá?
2ªShebechol haleilôt
anu achlin she’ar yerakôt , Haláila hazê kulô marôr?
3ªShebechol haleilôt
anu matbilin afilu pa’am achat , Haláila hazê sh’tei peamim?
4ªShebechol haleilôt
anu achlin bein ioshvin uvein mesubin, Haláila hazê kulanu mesubin ?
1ªPor que essa noite
é diferente de todas as outras? Todas as outras noites comemos pão ou matzá.
Por que nessa noite só comemos matzá?
2ªTodas as outras
noites comemos todo tipo de vegetal. Por que nessa noite só comemos ervas
amargas ?
3ªTodas as outras noites
nós não molhamos nosso pão nenhuma vez. Por que nessa noite nós molhamos duas
vezes ?
4ªTodas as outras
noites comemos nossa comida sentados ou reclinados. Por que nessa noite nós só
comemos reclinados ?
Bebe-se o segundo
cálice de vinho, antes porém pronuncia-se a brachá (benção)
“Baruch Atá Adonai
Eloheinu Mélech Há’olam Borê Pri Hagáfen".
“Bendito sejas Tu, ó
Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que cria o fruto da vide".
Rachtzá -
lavar as mãos (lavamos pela segunda vez)
Agora lavamos as
mãos e recitamos a brachá (benção), jogamos a água primeiro três vezes na mão direita e três
vezes na mão esquerda, então pronunciamos a brachá (benção)
“Baruch Atá Adonai
Eloheinu Mélech Há’olam Asher Kidshânu Bemitzvotáv Vetzivânu al Netilát Yadáim.
Amén .”
“Bendito sejas Tu,
Senhor nosso D’us, Rei do Universo que nos santificaste pelos teus mandamentos
e nos ordenaste a lavagem das mãos. Amém .”
Motzí Matzá
– A Benção do Matzá
O chefe da casa
segura nas mãos as três matzôt e recita a brachá (benção) e em seguida elas são
partidas e distribuídas aos participantes.
1ªbrachá(benção)
“Baruch Atá Adonai Eloheinu Mélech Há’olam Hamotzí Léchem Min Há Áretz. Amén.”
“Bendito sejas Tu,
senhor nosso D’us, Rei do Universo, que tira o pão da terra. Amém.”
Todos: 2ªbrachá(benção) “Baruch Atá Adonai Mélech Há’olam Asher Kideshânu Bemitzvotáv Vetzivanu al Achilát Matzá. Amén.”
“Bendito sejas Tu,
Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que nos santificastes pelos teus
mandamentos e nos ordenaste a comer o Matzá. Amém.”
Marôr –
Ervas amargas (Almeirão ou escarola)
Com a erva amarga
nas mãos faz-se uma brachá (benção), e em seguida comemos em memória as
amarguras vivida pelo povo hebreu como escravos no Egito.
“Baruch Atá Adonai
Eloheinu Mélech Há’olam Asher Kidshanu Bidevarô Vetzivanu Al Achilat Marôr". Amén.”
“Bendito sejas Tu,
Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que nos separou por tua palavra e nos
ordenou comer ervas amargas". Amém.”
Kôrech – O
sanduiche de Matzá
Fazemos um sanduiche
com matzá, ervas amargas(marôr,Chazêret) e charôsset (pasta doce de maçã ou
nozes), para nos lembrarmos que
assim como o povo hebreu viveu como escravo no Egito, após sua saída foi então conduzido por Moshê (Moisés) a uma
terra onde mana leite e mel , aquilo que era amargo (escravidão) torna-se doce
(libertação), mesmo durante uma trajetória tão difícil podemos ter a esperança da
salvação em um "D’us Todo Poderoso que nos tirou do Egito com mãos forte e braços estendidos".(D'varim (Deuteronômio-26:8)
Shulchan Ôrech –
realiza-se nesse momento o Sêder de Pessach (Jantar)
Recita-se a brachá
(benção) “Baruch Atá Adonai Eloheinu Mélech Há’olam she há col nihiá bidvarô.
Amén.”
“Bendito sejas Tu,
Senhor nosso D’us , Rei do Universo, que tudo fizeste existir por sua palavra.
Amém”
Todos : Beteavôn.
Bom apetite !
Tzafun –
Afikoman escondido é encontrado por uma das crianças e trazido a mesa, e será
nossa sobremesa, como o ultimo alimento a ser ingerido.
Neste momento
levanta-se o terceiro cálice de vinho.
Recita-se a brachá
(benção) “Baruch Atá Adonai Eloheinu Mélech Há’olam Borê Pri Hagáfen.
“Bendito sejas Tu, ó
Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que cria o fruto da vide.
Kôs Eliáhu –
Cálice de Elias
Enchemos o quarto e ultimo
cálice, uma criança nesse momento abre a porta como dando boas vinda a Eliahu HaNavi, o profeta que anunciará do Mashiach.
Hallel – É recitado
louvores através dos salmos 113-118 (pode-se recitar os dois primeiros antes do
sêder, e os outros quatro ao final). Ao final
todos levantando seus cálices
voltam a recitar a benção do
vinho acima.
Terminamos recitando a frase , “Leshaná Habaá
Birushalayim” “Ano que vem na nova Jerusalém”.
Chag Pessach Sameach
!!!
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