Festa de Shavuot ou Ha Bikurim (Festa das primícias)


Introdução à Shavuot
Shavuot (semanas) ou Yom Habikurim (Dia dos primeiros frutos) é uma festa estabelecida pelo Eterno para ser celebrada após a entrada do povo de Yisrael à terra prometida. Após a celebração de Pessach e Matzot no dia seguinte ao shabbat deveriam  trazer ao kohen um feixe das primícias a cada dia, contariam sete semanas  e  apresentariam uma oferta de grãos, e no 50ºdia dois pães feitos em suas casas como primícias a Adonai.

Notamos que os primeiros frutos da terra são levados a Adonai e apresentados ou movidos diante do altar como forma de agradecimento, uma forma do povo lembrar-se que A-do-nai o estava introduzindo naquela boa terra  depois de tê-los libertado da escravidão no Egito e os sustentado no deserto, abençoando os frutos da terra .

Diz o texto de Vayikra que este é um regulamento permanente , portanto  ainda hoje devemos lembrar de sermos gratos a A-do-nai  pela libertação que recebemos, e pelo sustento que Ele nos dá a cada dia, e é Ele quem nos abençoa e é digno de receber as primícias daquilo que Ele tem nos dado. 

Quando priorizamos o Reino do Eterno e a sua soberania , o fruto do nosso trabalho é abençoado. é Ele quem abençoa a terra, e a cada dia nos dá o sustento físico e espiritual, e certamente abençoará aqueles que o honram, portanto esse é um tempo de  pararmos e nos lembrarmos de sermos agradecidos por todo o bem que Ele nos tem feito.

Shavuot  é também chamado de Chag Hacatsir (Festa da Colheita) pois a cevada, o último dos grãos a ficar pronto para ser cortado, era colhido nesta época do ano.









Contagem do Ômer
O que é um Ômer -  ômer é uma medida de volume que corresponde a 395 cm³ . Após pessach (páscoa) no segundo dia começariam a contagem do ômer e a cada dia o povo de Israel deveria levar até o sacerdote a quantidade de 1 ômer, o qual o kohen (sacerdote) colocaria em seus braços e o moveria diante do altar todos os dias até Shavuot. Algo interessante a observar é que todas as festas bíblicas há uma data específica para se comemorar, porém Shavuot  é contada através do ômer.

Shavuot é uma das festas bíblicas que faz parte do que se chama de uma das três festas de peregrinação, havia a mitzvá de ir até Jerusalém para ali no templo fazer a sua oferta ao kohen (sacerdote). Shavuot (festa das semanas), é uma festa que está ligada ou segue após pessach já que ela não tem uma data pré estabelecida conta-se as sete semanas mais um dia e então celebra-se Shavuot (êxodo 23:16)

Qual seria a razão disso ? Segundo os sábios de Israel quando se conta os cinquenta dias estamos contando a libertação física da escravidão do povo judeu do Egito, o que celebramos em Pessach, até chegarmos em Shavuot quando recebemos a libertação espiritual através da entrega da Torah. De acordo com os cabalistas no zohar existem níveis de pureza e impureza , e portanto nesse período de 400 anos em que o povo judeu havia sido escravo no Egito eles havia assimilado de tal forma as práticas do Egito que tinham chegado ao nível mais baixo de impurezas, ou seja a um nível profundamente negativo e que se permanecessem mais um tempo lá não poderiam sair mais, por isso o Eterno se apressa em tira-los.

Também nesses 49 dias em que o povo levava sua oferta ao Kohen (sacerdote), segundo o midrash, isso demonstrava a ânsia e o desejo do povo judeu em receber a Torah, a libertação espiritual, esse período foi um tempo de muita alegria entre o povo, eles cantavam e se alegravam nesses momentos de levarem suas ofertas. Como a cevada era colhida diariamente, o povo deveria primeiro levar a oferta ao Kohen (sacerdote) para depois comer do que fora colhido.

Não devemos esquecer que o ponto central da festa de Shavuot é o recebimento da Torah como descrito no livro de Sh’mot (êxodo) 19.14-25). Os judeus chamam shavuot de a festa dos conversos por esse motivo, dizem os sábios que naquela ocasião o povo se converteu a D’us, ali no monte Sinai diante da manifestação do poder do Eterno e da entrega da Torah.



Curiosidades judaicas acerca de Shavuot

O que é Lag Baômer

É uma tradição judaica , no 33º dia da contagem do ômer eles cessam um período que eles chamam de luto em memória e respeito para então tenham um tempo de celebração, por dois motivos , primeiro que nesse período cessou uma peste que havia acontecido entre os discípulos do Rabi Akiva , e a segunda é que eles comemoram o aniversário da morte de um dos mais conhecidos Rabinos também aluno do Rabi Akiva, Rabi Shimon Bar Yorchai cujos ensinamentos introduzem uma nova era na revelação e disseminação da dimensão mística da Torah conhecida como a Cabalá. Nesse período então,  as crianças se enfeitam e brincam  , há um tempo festivo de comemorações entre o povo judeu, que acendem fogueiras e fazem brincadeiras como arco e flexas.

O que são as Shefirotsegundo o Zohar são atributos Divinos
Durante o período da contagem do ômer os cabalistas meditam sobre os atributos emocionais também relacionados aos atributos Divinos.
São eles :
Chessed = bondade, benevolência
Guevurá = justiça, disciplina, moderação, reverência
Tiferet = beleza e harmonia; compaixão
Netzach = resistência; firmeza; ambição
Hod = humildade, esplendor
Yessod = vínculo, princípio
Malchut = nobreza, soberania

A cada dia da contagem do ômer é contado uma Sefirá contida nela mesma e na próxima. Exemplo : A bondade na bondade, a bondade na justiça e assim sucessivamente até o final da contagem do ômer.

No primeiro dia da celebração de Shavuot nas comunidades judaicas é recitado um Poema, entre os Askenazi recita-se o Acdamot , que foi escrito pelo Rabi Meir há mais de 800 anos, e entre os Sefaradi recita-se o Azharot.

A cada dia da contagem do Omêr também é feito uma Brakrá (benção), conta-se o Ômer e recita-se a brakrá .

Baruch Atá Adonai Eloheinu Melech Haolam Asher Kideshanu Bemitsvotav Vetsivanu Al Sefirat Haômer
“Bendito Sejas Tú Adonai Nosso D’us, Rei do universo, que nos santificou com seus mandamentos e nos ordenou a contar o ômer”.

Caso se esqueça de contar o ômer a noite, poderá conta-lo no dia seguinte sem recitar a benção e poderá continuar a contagem normalmente nas noites seguintes.




Como celebrar Shavuot (cerimonial) 


Um dia depois da final da contagem do Ômer no 50º dia antes do pôr do sol começamos acendendo as velas e recitando uma Brakrá (benção)

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic ner shel Yom Tov (coincidindo com a véspera de Shabat, termina-se: lehadlic ner shel Shabat veshel Yom Tov).

Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender a vela de Yom Tov (coincidindo com a véspera de Shabat, termina-se: acender a vela de Shabat e de Yom Tov). 

Após o acendimento das velas fazemos o Kidush especial para Shavuot, e recitamos a seguinte benção.

Baruch Atá Adonai Eloheinu melech haolam borê pri hagafen
Baruch Atá Adonai Eloheinu melech haolan Asher bacharbanu mikol am v’rom’manu mikol lashon v’kideshanu b’mitzvotav
Vatitein lanu Adonai Eloheinu B’ahavah mo’adim l’simchá Chagim Uzmanim sason et Yom chag há’Shavuot hazen Zman matan torateinu kodesh mikra zeicher l’yitziyat mitzrayim
Ki Vanu Vacharta v’otanu Ki dashta mikol há’ amim U’moadei kod’shcha b’simcha uvasason hinchaltanu
Baruch Atá Adonai M’kadesh Yisrael V’hazmanim
Baruch Atá Adonai Há’olam Melech Shehecheyanu lazman hazeh

Bendito sejas Tu , Adonai nosso D’us , Rei do universo, que criaste o fruto da vide
Bendito sejas Tu Adonai nosso D’us , Rei do universo , que nos escolhestes dentre todos os povos , para  santificar nossas vidas através de suas mitzvot
Carinhosamente o Senhor nos deu o dom da alegria para festividades e dias santos para a felicidade entre eles nesse dia de Shavuot, a festa da entrega da Torah, um dia sagrado , recordando o êxodo do Egito. Assim , o Senhor nos escolheu e nos santificou dentre todos os povos e nos deu seus santos festivais de felicidade e alegria. Bendito sejas Tu , Adonai que santifica Israel e os festivais.

Benção das Chalot
Baruch Atá A-do-nai Eloheinu Melech Haolam, hamotsi lechem min haarets. Amén !
Bendito Sejas Tu A-do-nai Rei do universo, que tira o pão da terra. Amén!

Benção do vinho
Baruch Atá A-do-nai Eloheinu Melech Haolam, Borê Pri Hagafên. Amén !
Bendito Sejas Tu A-do-nai Rei do universo, que nos deste o fruto da vide. Amém !

Rezas de Yom tov  pode-se fazer a Amidá (oração silenciosa) que se encontra no "sidur" livro judaico de orações.

Poderá recitar o Shemá e o Hallel – salmos 113 à 118

É feita a leitura da Torah em Vayikra (levítico 23:9-21), Sh’mot (êxodo 19:1-23), D’varim (Deuteronômio 15:19 e 16:16-17)

Há um costume entre os judeus de ler-se o livro de Rute, por dois motivos , um deles é que a história fala da colheita do trigo, e o segundo porque Shavuot é referido como  a festa dos conversos , e Rute demonstra sua conversão ao Eterno quando diz a sua sogra  : “Não insista para que a deixe e pare de seguir você; pois aonde você for, irei; e onde você ficar, ficarei. Seu povo será meu povo, e seu D’us, o meu D’us.” (Rute 1:16)

Também há um costume cabalístico de se passar a primeira noite toda estudando a Torah, mas isso não é uma mitzvá , é apenas um costume entre os mais religiosos.

As sinagogas, tais como as casas são decoradas com ramos , flores e frutas .

Os alimentos consumidos durante a festa de Shavuot são a base de Leite, em alusão a terra de Canaã citada no livro de Sh'mot (êxodo 3:8) "Portando desci para livra-lo,  das mãos dos egípcios , e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga , uma terra que mana leite e mel..."

Por Cláudia Vilaça




Celebremos as Festas do Eterno
Começa ao pôr do sol do dia 30/05/2017
Termina ao pôr do sol do dia 01/06/2017






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CELEBRAR O JANTAR DE SHABAT

Celebração de Pessach ou Páscoa