Shavuot - Festa das Semanas

 Shavuot 


Estamos chegando quase ao final da contagem do omêr , e eu gostaria de estar deixando uma explicação desde o início a contagem do omêr que fizemos aos 49 dias até Shavuot.


Contagem do Ômer


O que é um Ômer -  ômer é uma medida de volume que corresponde a 395 cm³ . Após pessach (páscoa) no segundo dia começariam a contagem do ômer e a cada dia o povo de Israel deveria levar até o sacerdote a quantidade de 1 ômer, o qual o kohen (sacerdote) colocaria em seus braços e o moveria diante do altar todos os dias até Shavuot. Algo interessante a observar é que todas as festas bíblicas há uma data específica para se comemorar, porém Shavuot  é contada através do ômer.


Shavuot é uma das festas bíblicas que faz parte do que se chama de uma das três festas de peregrinação, havia a mitzvá de ir até Jerusalém para ali no templo fazer a sua oferta ao kohen (sacerdote). Shavuot (festa das semanas), é uma festa que está ligada ou segue após pessach já que ela não tem uma data pré estabelecida conta-se as sete semanas mais um dia e então celebra-se Shavuot (êxodo 23:16)


Qual seria a razão disso ? Segundo os sábios de Israel quando se conta os cinquenta dias estamos contando a libertação física da escravidão do povo judeu do Egito, o que celebramos em Pessach, até chegarmos em Shavuot quando recebemos a libertação espiritual. De acordo com os cabalistas no zohar existem níveis de pureza e impureza , e portanto nesse período de 400 anos em que o povo judeu havia sido escravo no Egito eles havia assimilado de tal forma as práticas do Egito que tinham chegado ao nível mais baixo de impurezas, ou seja a um nível profundamente negativo e que se permanecessem mais um tempo lá não poderiam sair mais, por isso o Eterno se apressa em tira-los.


Também nesses 49 dias em que o povo levava sua oferta ao Kohen (sacerdote), segundo o midrash, isso demonstrava a ânsia e o desejo do povo judeu em receber a Torah, a libertação espiritual, esse período foi um tempo de muita alegria entre o povo, eles cantavam e se alegravam nesses momentos de levarem suas ofertas. Como a cevada era colhida diariamente, o povo deveria primeiro levar a oferta ao Kohen (sacerdote) para depois comer do que fora colhido.


Não devemos esquecer que o ponto central da festa de Shavuot é o recebimento da Torah como descrito no livro de Sh’mot (êxodo) 19.14-25). Os judeus chamam shavuot de a festa dos conversos por esse motivo, dizem os sábios que naquela ocasião o povo se converteu a D’us, ali no monte Sinai diante da manifestação do poder do Eterno e da entrega da Torah.


Gostaria de estar fazendo um paralelo com a passagem do livro de Atos no Cap.2.1-4 diz assim a palavra do Eterno : “Chegou a Festa de Shavuot, e os crentes estavam todos reunidos em um só lugar. Repentinamente, veio do céu um som como de um vento muito forte e encheu a casa na qual estavam sentados. A seguir, viram o que parecia língua de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Ruach Hakodesh e começaram a falar línguas diferentes, conforme o Espírito os capacitava a falar”.


Este é chamado o dia de Pentecostes, assim como no monte Sinai, o povo judeu se reuniu para receber a Torah , da mesma forma este texto de atos relata que havia povos de todos os lugares que foram a Jerusalém para adorar, e houve um derramamento do Ruach Hakodesh sobre aquelas pessoas, e diz o texto do livro de atos dos apóstolos no cap.2-41 que cerca de três mil pessoas se converteram ao Eterno e receberam a Torah viva em seus corações, Yeshua Há Mashiach, e os frutos do Espírito foram manifestos naquele mesmo instante sobre a vida dos que creram.


Que esse período da festa de Shavuot seja também um período de observamos a estar sempre entregando as primícias ao Eterno, e darmos frutos através do Ruach por meio da Torah em nós.


Por Cláudia Vilaça 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CELEBRAR O JANTAR DE SHABAT

Festa de Shavuot ou Ha Bikurim (Festa das primícias)

Celebração de Pessach ou Páscoa